quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Paris, França

Oi gente! Hoje venho pra contar da minha experiencia em Paris! Que experiência maravilhosa que foi essa!!! Vou tentar ser bem detalhada, e contar tudo!

quinta-feira

Eu fui de carro com a minha família até a Disneyland de Paris, pois eles iam passar o final de semana lá. A viagem foi tranquila, como pode ser uma viagem de 5h com duas crianças dentro de um carro. Confesso que não é tão difícil assim pra mim, viajar numa BMW bastante confortável! Bem em frente a Disneyland tem uma estação de trem. E ali, naquela estação, começou a minha trip by myself em Paris! Nem me acreditei! 
Na França você compra o ticket do trem numa máquina, ai comprei o ticket certo, sem problemas, peguei o trem e fui para o Centro. Desci na Gare du Lion, uma puta duma estação enormeeee! Tinha visto no google maps a rota para o meu hostel, e achava que sabia né.. aí desci, chequei no meu celular e fui... reto toda vida... fácil de mais pra ser verdade. Vi três mocinhas hablando español e já pedi uma informação, e antes mesmo de eu perguntar elas já perguntaram se era o hostel que eu tava procurando! Era super perto dali, era só continuar reto, virar a direita, virar a esquerda, e voilà! Continuei então, isso já era quase meia noite. 
quarto do hostel
quarto do hostel
Cheguei no hostel.e para a minha surpresa, eu não havia pago tudo na hora da reserva, como eu tinha entendido. Então tive que desembolsar a metade da grana que eu tinha pra pagar a hospedagem. Aí eu fiquei um pouco nervosa, achei que não ia ter dinheiro o suficiente, liguei pro Lucas já deixei ele e minha família preocupada a toa né.. Eu ia ficar as três noites em quarto compartilhado duplo, mas pra minha sorte, na primeira noite não teria ninguém no meu quarto. Fui pro meu quarto, deixei minhas malas, e desci pra usar o wifi, que não funcionava nos quartos. Conheci uns brasileiros que estudam em Portugal, fomos tomar uma cerveja na frente do hostel, num bar que tinha tudo pra ser animal, se não fosse fedido e sujo... Tava cheio de bêbados, mas podre de bêbados. A cerveja cara demais! Tomamos só uma Heineken pra confraternizar ali entre nós e depois o bar fechou, ficamos na porta do hostel mais uns minutinhos só pra encerrar o assunto e fui pro meu quarto, já era tarde e eu queria começar cedo no dia seguinte.


sexta-feira




A sexta feira começou cedo pra mim. Acordei as 6:30, tomei um banho, desci tomei meu café da manhã, e as 8h eu estava saindo do hostel. Eu tinha marcado um city tour com um guia as 11h. Mas eu queria aproveitar a manhã pra sair, bater perna, pra poder dizer que eu conheço Paris de verdade. Como eu teria que trocar de quarto, e o check out era as 11h, e eu não estaria no hostel, deixei minhas malas na sala de bagagens e sai... Peguei um mapinha na recepção e fui! Andei um monte pelo centro de Paris, bem perdida mesmo, mas nem um pouco preocupada, já que eu ia fazer um tour com um guia, o tempo era todo meu, fiquei andando, virando aqui, virando ali, checando no mapa só pra ver se eu não tava me afastando muito...  Ia pegar um ônibus para o ponto de encontro do tour, mas fiquei com medo de pegar o ônibus errado. O mesmo para o metro. Então conferi no mapa e fui a pé mesmo... 
Quando me vi atravessando o Senna pela primeira vez, me deu uma vontade de rir sabe, aquela coisa lá dentro da gente que diz TO EM PARIS PORRAAAAA! Sim, gente, eu sou do tipo que a viagem dos sonhos é pra Indonésia, Polinésia, Tailândia, Austrália, Noronha, mas nunca senti o que eu senti por estar naquela cidade. Sim, Paris tem um milhão de pontos negativos, mas foi maravilhoso cada segundo! 
Tá, vamos voltar para sexta feira. Foi andando sozinha e cheguei no Museum National D'Histoire Naturelle (Museu Nacional de História Natural), que tem um jardim enorme, e quando eu tava saindo, descobri que tem um zoológico e tudo... voltarei... Depois de muito andar, cheguei na Praça Saint Michel, onde começamos o tour. Fiquei um pouco na dúvida, se ia de inglês ou de espanhol, fiquei com um pouco de medo de não entender tudo em inglês, mas já que tô aqui na Holanda pra tentar melhorar isso, fui de inglês mesmo. E pra minha surpresa, entendi tudinho. Só não lembro de nada né haha quem guarda todas as informações de um city tour? 
Eu andei demais gente, o guia, Esteban, sabia muita coisa sobre a história de Paris, foi realmente muito interessante, e eu recomendo sim, apesar de ser super rápido em cada ponto. Ele nos levou em vários lugares, explicou alguns de longe, fomos ao Louvre, ao Jardin des Tuileries, às principais pontes, vimos coisas que passariam despercebidas a meros turistas andantes...
Durante o tour, eu comecei a me sentir meio mal, dor de cabeça, dor de garganta, aquele estado meio febril... mas mesmo assim, fui até o fim, e quando terminou, não poderia voltar para o hostel sem antes ir até a Torre Eiffel né?! Fui, caminhando, e cantando, e seguindo a canção... ou melhor, caminhando, e caminhando, e caminhando... Ah, mas quando eu a vi... quase tocou O Rappa na minha cabeça: "valeu a pena, êh, êh...". Que coisa mais linda! 
Não, a Torre Eiffel não é só um monte de ferro. Na verdade, ela é, mas é um monte de ferro muito bem ajeitadinho! É bacana sim gente. E ali você ouve todos os idiomas possíveis, é super engraçado... depois fui em direção ao Trocadero, para ver a torre de cima... Realmente gente, Paris é de encher os olhos! Dali eu já não aguentava mais em pé. Eram aproximadamente 17h e eu já estava na rua andando desde as 8h. Fui caminhando até a estação do metrô, peguei o errado e fui embora. Dei uma olhadinha no meu mapa das linhas do metrô, entendi onde eu tava e onde eu tava indo, desci, troquei de metro e fui para o meu destino. Desci em outra estação, diferente da que eu tinha descido no primeiro dia, então acabei me perdendo. Um cara me viu meio perdida com o mapa, e me ofereceu ajuda. Pedi pra falar inglês, e ele falou numa boa. Até googou no celular dele o que eu tinha que fazer pra chegar no hostel! Sim, eu tenho sorte!
Caminhei por mais uma meia hora... e finalmente cheguei lá!
Usei a internet só pra dizer que tava viva, e fui dormir. 19h e eu na cama... maldita febre :(
Nesse dia, uma Coreana ia ficar no meu quarto, mas ela tinha uma amiga que estava num quarto individual, aí elas pediram pra eu trocar. Obrigada Senhor! Fiquei quietinha na minha, num quartinho só pra mim, com tv, tudo bem que eu não entendia nada, dava pra ficar vendo uns clips hehe... 

sábado

Para compensar, as 5h30 do dia seguinte eu já estava acordada. Tomei meu banho, me vesti no quarto quentinho, me arrumei, arrumei minhas coisas, por que eu tinha que deixar na sala de bagagens de novo, desci, tomei meu café da manhã, peguei as coisas e bora pra rua de novo. Sem planos! Como seria meu ultimo dia inteiro, quis ver todas as coisas que não tinha visto. Peguei o trem pro Museu do Louvre. Entrei, por que não tínhamos entrado na sexta, claro. Sai na estação Carrousel du Louvre, que você já sai dentro do Museu, ótimo! Fui direto pra parte Egípcia, procurar a tal da Múmia... gente, tem uma múmia de verdade lá! E vááários sarcófagos e tumbas e objetos pessoais, adornos, coisa mais encantadora! Adoro a história egípcia... Depois fui dar uma volta pra ver as outras coisas e, por coincidência e graças a Deus, a sala da Monalisa era ali pertinho, e como era cedo, tinha pouco asiático pouca gente em volta dela ainda. Consegui ver bem de pertinho, o que eu não tinha a mínima expectativa. Adoreiii! Eu estava preparada para o pior, na verdade em tudo nessa viagem, e foi fantástico ver a Monalisa, tão de pertinho. Sim, é igual pela internet, mas eu tava ali, vendo aquela obra raríssima, diante dos meus olhos, a primeira obra de arte que eu me lembro de ter ouvido falar... Esse mundo é pequeno demais! Depois, pensei: já via  Múmia, já vi a Mona, tem mais uma coisa aqui que eu não quero perder, a Vênus. Fui atrás da Vênus de Milo e quando vi, não é que ela tava atrás de mim?! As esculturas romanas também me fascinaram. 
Arco do Triunfo
Depois disso eu passei o Louvre, por que eu nunca iria ver tudo mesmo, e tinha muita coisa para ver ainda na cidade... então fui para a Champs Elysees. Confesso que esperava mais da avenida, ainda mais nessa época do ano, de Natal e tudo mais... é só uma avenida qualquer. Tem as árvores, mas estavam todas secas, nem achei nada de mais haha... Aí caminhei até o Arco do Triunfo. Ele é muito bonito, enorme, cheio de detalhes. Aí eu subi no Arco, para ver Paris de cima, afinal né... lá foi eu subir 200 degraus em escada caracol... mas valeu a pena, apesar do dia neblinado, deu pra ver bastante coisa. 
Catedral de Notre-Dame
Dali, fui para a Catedral de Notre-Dame, para ver de perto, entrar, e subir nas torres. Infelizmente, ou não, não deu pra subir na parte mais alta, mas até onde eu subi, deu pra ver os gárgulas do meu ladinho, vigiando a Cidade Luz... a Cadetral é linda, por dentro e por fora, mas os detalhes no exterior chamaram mais a minha atenção. E olha que eu nunca fui fã de coisas góticas, mas, é tanto detalhe, que é impossível não admirar.
Depois disso, já cansadinha, queria voltar pro meu hostel, pra descansar e poder sair a noite. 
Voltei, descansei, fiz um cup noodles e tomei meu rumo em direção a Torre Eiffel, afinal, tinha que vê-la a noite! Já me encantei ao vê-la iluminada, mas quando ela começou a piscar, gentes do céu, só deu pra ouvir o coro: ooooohhh! CÔSAMASLINDA! Simplesmente perfeito... sou apaixonada por Paris! *_* 
Da Torre fui pra Champs, ver se a noite ali rendia alguma coisa, mas é a mesma porcaria que de dia haha.. ai tomei meu metrozinho e fui pro meu hostel. 
Essa noite sim tinha uma outra Coreana no meu outro quarto. Mas a gente mal se falou, ela também tava cansada, já fiquei por ali e já dormi...



domingo

Acordei para meu último dia de Paris já com lágrimas escorrendo. 
Catedral do Sagrado Coração - Sacre Coeur
Esperei a japa sair do quarto, pra ficar mais a vontade, me arrumei, arrumei as malas, chorando quase, e desci. Tomei meu café da manhã, e decidi que tinha que ir para Montmartre para conhecer ao menos a Sacre Coeur e o Moulin Rouge. Que não deu pra conhecer haha... A Sacre Coeur não tem erro, é facim de chegar, e é absurdamente linda! Encantadora! Melhor eu ficar quieta e dizer que eu não tenho palavras pra descrever aquela Catedral. Ela é incrível por fora, mas por dentro, ela é ainda mais! Maravilhosa!!! 
Gastei minhas últimas horinhas por ali, andando naquelas ruazinhas, vendo os turistas acharem que eu era local (acontece o tempo todo), e tomei meu trem, de volta ao hostel, de volta a Gare du Lion, de volta a Disneyland... 
Encontrei meu host na entrada do parque e fui com ele caminhando até o hotel que eles estavam. Que que é isso hein gente?! Quer desigualdade social compara a hospedagem a Au Pair com a hospedagem da Host Family hahaha... Ele me disse que os personagens da Disney andavam entre as mesas do restaurante no café da manhã, e pra minha alegria, o Mickey e a Minnie estavam andando de bobeira pelo hotel aquela hora! Coisa mais amada, deu vontade de ir um dia pra lá :p




E essa foi minha ida a Paris... Um final de semana lindo, onde eu me vi mais adulta e mais madura do que eu pensei que fosse. Onde eu entendi que nada é impossível, nada é grande de mais pra mim, nem pra ninguém. Onde eu vi que, pra mim, eu sou o suficiente. Não sou o melhor, mas sou o suficiente. Estaria melhor bem acompanhada mas, estar sozinha não faz do meu caminho triste. Faz ele menos alegre, só isso...
Quem quiser informações sobre hostel, transporte, o que fazer, como faz, me ajuda, tô perdida, é só me procurar no facebook e mandar uma mensagem. Não fiz muito por que realmente tava me sentindo muito mal, o corpo todo doía, febre, dor de garganta, é foda... mas vou voltar, e na primavera! 

Espero que gostem!

Beijos no coração de todos :*