É dífícil eu postar, e se eu disser que não tenho tempo, é mentira. Falta mesmo inspiração pra escrever, e sobra preguiça. Mas esse blog tá aqui, para além de vocês acompanharem minhas aventuras, eu poder reler quando tudo tiver chegado ao fim.
Na verdade, eu tenho sido muito preguiçosa e procrastinando muito, uma característica minha que eu estava tentando mudar lá no Brasil, que até funcionou no começo, mas agora, com esse frio, esse inverno chegando... Até pra academia eu não fui mais!
Mas hoje decidi me dar a chance de mudar, e começo pelo post do blog.
Esse é sobre o Sinterklaas. Eu ia postar muita coisa junto, mas preferi separar em posts diferentes, assim fica melhor para ler.
Como vocês sabem, mês passado eu fui pra Paris, de carona com o meu host. Ele e as crianças foram pra Eurodisney, e lá iriam encontrar a minha host que estava passando um mês na França para fazer um curso.
Sobre Paris eu já escrevi, agora escrevo pra dizer como foi o meu mês sem ela. Não, não foi fácil. Trabalhei mais, pois quando o host tinha que fazer alguma coisa a noite, depois da janta, ou chegar em casa um pouco mais tarde, eu ficava com as kids, e porque eu lavei e passei todas as roupas (que normalmente é ela quem faz, eu só passo as das kids). Além disso, faltava aquele toque da "dona de casa", e eu sempre tinha que fazer alguma coisa pela casa. Não estou reclamando, mas foi um pouco mais pesado do que normalmente. Fiquei muito feliz quando ela voltou, e não só por isso. Eu senti a falta dela de verdade, a presença dela dentro de casa, os sorrisos. Ela é uma pessoa muito gentil, muito agradável. Meu host também é ótimo, mas é mais na dele...
No dia que a gente voltou da França, era dia 17 de Novembro, o dia que o Sinterklaas chegou na Holanda, de barco, vindo da Espanha!
|
Chegada do Sint aqui em Kortenhoef... bombou! |
Que? Como assim, quem é esse? haha.. bom gente, a história desse cara é longa, e a origem é a mesma do Papai Noel. Ou seja, tecnicamente, é o mesmo cara em culturas diferentes. Pra refrescar a memória, a história deles é baseada no São Nicolau de Myra, um santo grego do século IV, que tinha o hábito de presentear. Segundo a tradição holandesa, o Sinterklaas não vive no Polo Norte, ele mora na Espanha. Ele não vem num trenó mágico que é puxado por renas mágicas que voam (o que na minha opinião, faz fazer sentido o fato de as crianças aqui realmente acreditarem no bom velhinho). Como eu ia dizendo,
reza a lenda que ele vem de barco da Espanha, e quando chega na Holanda, monta o seu cavalo branco, que se chama Americo, e desfila pela cidade. E durante o mês, isso acontece em várias cidades, como se o velhinho fizesse um tour pela Holanda pra falar com todas as crianças. Na noite em que ele chegou na Holanda, nós colocamos nossos sapatos na frente da porta de casa (do lado de dentro, com a porta chaveada) e cantamos uma
musiquinha do Sinterklaas. Quando acordamos, tinham presentes para nós dentro dos sapatos, e
pepernoot! Isso se repetiu algumas noites!
|
Sint, o Americo, e uns Piets dando pepernoot. |
As crianças realmente acreditam nisso, e para poder ganhar os presentes, tem que cantar as músicas. E elas ficam super animadas, porque tudo gira em torno do Sinterklaas. Na escola, mil atividades relacionadas, como desenhar, pintar, colar. E o comércio, claro, nunca fica de fora, vários doces são típicos nessa época, como o pepernoot, que, se você clicou no link, viu que é um biscoitinho. É tudo muito delicioso, com um gosto leve de canela ou nozes. Ah, até a TV tem uma programação especial, não apenas filmes, como nós temos nessa época, mas tem também o Sinterklaas Journaal, que é uma espécie de jornal/programa de humor.
|
A bandinha dos Piet! |
Não posso me esquecer de falar do Zwart Piet, o que, traduzindo, é algo como Pedro Negro. O Sinterklaas tem os seus ajudantes, que são vários negros com umas roupas bizarras bonitinhas. Essa questão foi discutida pela Unesco, pois algumas pessoas acham que é racismo, que faz alusão a escravidão. Eu acho é engraçado demais, você vê que os Piet são holandeses braquelos, pelos olhos e pelos traços do rosto, mas eles estão todos pintados de preto!
|
Se não é o menino mais lindo da Holanda
pedindo um presentinho pro Sinterklaas! |
Dia 5 de Dezembro, é a Pakjesavond, que significa noite dos presentes, ou noite dos pacotes. As crianças estavam muito empolgadas com esse dia, pois como eles diziam, era a noite de muitos presentes. E foi mesmo! hehe.. Meus hosts prepararam a surpresa, colocaram o saco de presentes no Schuur (não sei traduzir, vou dizer que é o depósito-garagem das bikes) e a minha host bateu na porta (pelo lado de dentro) e chamou as crianças correndo, aí tinha um bilhetinho na porta, dizendo onde estavam os presentes, assinado Sint. As crianças enlouqueceram, e foram buscar o saco com meu host.
Aí eu entendi a empolgação. Não é um presente pra cada não, gente, o Sinterklaas é bem generoso! Foi uma festa, as crianças ficaram super felizes, dançando, ouvindo música, brincando com os brinquedos novos. No dia seguinte, na escola, só se falava nos presentes que o ganharam! Até comigo o Sint foi bonzinho! Ganhei um gel de banho delícia da Rituals, uma case para o meu iPhone e um perfume que eu adoro!
É algo muito tradicional, e eu achei muito bacana, embora um pouco exagerado, mas eu adorei ter vivenciado mais essa peculiaridade da Holanda e ganhado presente!!!