Holanda
Na verdade, Países Baixos, é uma nação constituinte do Reino dos Países Baixos localizada na Europa ocidental. O país é uma monarquia constitucional parlamentar democrática banhada pelo Mar do Norte ao norte e a oeste, que faz fronteira com a Bélgica ao sul e com a Alemanha a leste. A capital é Amsterdã e a sede do governo é Haia. Os Países Baixos são frequentemente chamados de Holanda, o que é tecnicamente impreciso, já que as Holandas do Norte e do Sul são duas de suas doze províncias. O gentílico holandês é o normalmente utilizado para se referir ao povo, à língua e a qualquer coisa que pertença aos Países Baixos, embora mantenha a ambiguidade. Neerlandês é o gentílico não-ambíguo, alternativo.
Tamancos Neerlandeses
Bem tradicionais nos Países Baixos, os holandeses vêm calçando os tamancos de madeira desde os tempos medievais. Originalmente, eles eram feitos com sola de madeira e uma parte superior de couro ou cinta pregado à madeira. Eventualmente, os sapatos começaram a ser feitos inteiramente de madeira para proteger todo o pé. Originalmente, as madeiras de amieiro, salgueiro e álamo eram usadas. A primeira confraria de fabricantes de tamanco surgiu por volta de 1570 na Holanda.
Tulipas
As tulipas, que começaram a ser cultivadas no Império Otomano (atual Turquia), foram trazidas para a Holanda no século XVI. Quando Carolus Clusius escreveu o primeiro grande livro sobre tulipas, em 1592, elas se tornaram tão populares que bulbos eram roubados do seu jardim frequentemente. Essa flor curvilínea e colorida cresceu junto com a Era de Ouro da Holanda. Elas se tornaram populares em pinturas e festivais. Em meados do século XVII, as tulipas eram tão populares que criaram a primeira bolha econômica, chamada de "tulipomania". À medida que as pessoas compravam bulbos, eles se tornaram tão caros que passaram a ser usados como moeda, até que o mercado quebrou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário